Fale com a gente

BLOG

ACCOUNT ONE

Home Blog QUAIS OS IMPOSTOS QUE UMA EMPRESA PAGA?

QUAIS OS IMPOSTOS QUE UMA EMPRESA PAGA?

Impostos que uma empresa paga - Conheça os principais

Antes de começarmos a falar dos impostos que uma empresa paga, é muito importante sabermos algo: com o Simples Nacional, empresas menores hoje não precisam pagar esses impostos separadamente, já que o DAS engloba todos eles de uma só vez.

Mas, ainda assim, é válido saber quais são esses impostos:

 

1- PIS/Pasep

O PIS, sigla para Programa de Integração Social, é um dos impostos que o empresário tem que pagar obrigatoriamente, assim como o Pasep, que é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Esse pagamento é mensal e geralmente se baseia no quanto aquela empresa fatura por ano. Ou seja, esse imposto é cobrado mesmo que você não tenha funcionários - no caso de ter um, terá que pagar novamente o valor por ele. Esse é um imposto federal, cobrado pelo governo.

 

2- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

O ICMS, diferente do imposto anterior, é cobrado pelo Governo do Estado, ou seja, é um imposto estadual. Vamos supor que você venda um produto ou serviço: automaticamente, ele é cobrado, portanto, você não terá que pagar por ele mensalmente, apenas quando emitir nota fiscal.

Como ele é cobrado em notas fiscais, não há o risco de esquecer de pagá-lo, mas é sempre bom ficar de olho na porcentagem que está pagando. Para saber mais, consulte o portal do Governo do seu Estado.

 

3- ISS

O ISS, sigla para imposto sobre Serviços, vem cobrado também na nota fiscal quando você prestar um serviço. Diferente dos dois casos acima, é um imposto cobrado pelo Município. Com ele, não é preciso se preocupar, pois também não há como deixar de quitá-lo, já que a cobrança é automática.

 

4- IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados

Como o nome indica, o IPI é o imposto cobrado sobre os produtos industrializados, sejam eles produzidos ou não dentro do Brasil. Esse é um imposto Federal.

 

5- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

Outro Imposto Federal é o IRPJ, pago pelas empresas optantes ou não pelo Simples Nacional. É um imposto que costuma girar em torno de 15% do lucro. Também pode ser pago através do DAS, então, se você opta pelo Simples Nacional, só terá que pagar a guia, que ele está incluído.

 

Além dos 5 impostos que citamos, também há cobranças do CSLL, que é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e o CPP, que é a Contribuição Previdenciária Patronal. Ambos também são federais.

 

Como empresário, preciso decorar todos os impostos que pago?

Como explicamos, é importante que você saiba o que paga para o Governo. Porém, não é necessário decorar todas as siglas e números, já que as empresas acima do MEI precisam de um contador para funcionarem dentro da legalidade.

Ou seja, quem tem que conhecer bem essas cobranças será a contabilidade responsável pelo gerenciamento do seu negócio.

Saber quanto do seu rendimento anual vai para impostos é válido para ter uma perspectiva de crescimento -  e que seja real, baseada no lucro líquido e não no bruto.

 

Dicas para pagar impostos corretamente - Nem mais, nem menos!

Não tem como fugir: criar uma empresa no Brasil é ter que pagar muitos impostos. Isso está claro desde o momento em que decidimos empreender. Porém, o grande erro dos novos empresários está justamente em não conhecer a legislação e não saber bem como fazer esses pagamentos. Por isso, separamos algumas dicas:

 

1- Tenha um contador de confiança

Mais do que apenas contratar uma contabilidade, é preciso ter um contador que confie e saiba que possa contar com ele em diversas situações. Por isso, a FasGroup trabalha gerenciando os cliente e indo além de cumprir burocracias.

Com uma contabilidade que faça esse tipo de trabalho, o empresário nunca é pego de surpresa e pode ter tempo para fazer a empresa crescer da maneira que precisa.

 

2- Tire suas dúvidas

Se tiver dúvidas, tire-as com o contador. Se achar que está pagando impostos demais, veja com ele a possibilidade de diminuí-los. Além de confiar no profissional, é importante que ele possa te ajudar a entender mais sobre as suas finanças e como o gerenciamento da empresa acontece.

 

Conclusões

Os impostos que uma empresa paga são obrigatórios e é sempre bom lembrarmos que a sonegação só pode trazer problemas. Por isso, nossa dica é que você mantenha sempre seus documentos em dia e peça auxílio para o seu contador quando tiver qualquer dúvida.

Ande de acordo com a lei e veja quais são suas possibilidades para diminuir o pagamento de impostos de maneira legal.

 

Gostou das nossas dicas? Fale com um representante FasGroup e abra sua empresa conosco. Trabalhamos de forma rápida, eficaz e honesta para que o seu negócio tenha chances de prosperar cada vez mais!

 

Compartilhe o artigo nas redes sociais e não deixe de visitar nosso blog - temos dicas semanalmente! Até o próximo texto!

TESTE AGORA MESMO


Entre em contato hoje mesmo!

© 2019 ACCOUNT ONE | Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por TBr Web